top of page

Nossa Missão

A Women in IP (WIP) nasce com a finalidade de fortalecer a participação feminina na propriedade intelectual e na inovação, conectando mulheres para criar mais oportunidades profissionais e acadêmicas.

Acreditamos que a colaboração é fundamental para alavancar o protagonismo feminino, que não pode ficar restrito a determinados sub-ramos da propriedade intelectual. A associação abraça a pluralidade de ideias e opiniões. Nossa atuação é orientada por valores de sororidade e igualdade, com respeito às diferenças e à autonomia científica das associadas.

Dentre as atividades que planejamos promover, destacam-se a realização de eventos presenciais e webinars, a organização de publicações, a divulgação de notícias e artigos relevantes por meio das redes sociais da associação, a elaboração de newsletters mensais, e a criação de programa de mentoria e de podcasts.

Ainda, objetivamos criar uma ponte entre as mulheres que atuam na propriedade industrial e aquelas envolvidas na inovação. Segundo a Organização Mundial da Propriedade Industrial (OMPI), somente 13% dos inventores listados em pedidos de patente depositados entre 1999 e 2020 são mulheres. Estima-se que a paridade de gênero será alcançada somente em 2061. A colaboração entre mulheres também é fundamental para que possamos acelerar esse processo.

Com isso, esperamos contribuir também para o próprio crescimento da inovação no país. Lembra-se que o Brasil ocupa, em 2023, somente a 49ª posição no Índice Global de Inovação (IGI) da OMPI. Embora o país tenha avançado cinco posições em relação ao último ranking, assumindo a liderança na América Latina e Caribe, ainda é um desempenho abaixo do esperado para a décima maior economia do mundo. Para que haja inovação é importante, por um lado, um sistema justo de propriedade intelectual, e, por outro, a promoção de diversidade, equidade e inclusão.

bottom of page